segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cultivo de ervas aromáticas em jardineiras

    Como muita gente se interessou, vou escrever aqui algumas coisinhas que aprendi. Lembro que não sou nenhuma expert, muito pelo contrário, então não tenho como ajudar mais do que está abaixo.

Orégano plantado pelo método de estacas.

    O curso é promovido pela Escola Municipal de Jardinagem, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo e é gratuito.
    Vou escrever algumas coisas que achei interessantes e úteis:

SOLO
    É preciso formar um substrato básico: 1/3 de areia + 1/3 de composto orgânico + 1/3 de terra de jardim, onde a areia é a areia lavada, o composto orgânico pode ser o humus de minhoca (cocô de minhoca com terra no português coloquial) ou a terra vegetal vendida nos Garden Centers e a terra de jardim é a que tem na sua casa mesmo.

VASOS
    Todo vaso deve ter furos para drenar o exceso de água.
     Plástico: os vasos de plástico retem mais a água, por isso, devem ser regados menos dos que os de barro.
     Barro: como absorve a água, com o tempo criam-se fungos na base do vaso (você já deve ter visto por aí), para evitar que isso acontece, passe uma camada de verniz no vaso.

ADUBAÇÃO
    O ideal é que seja feita antes de plantar porque o ciclo de vida das ervas é curto, portanto não se recomenda o transplante  da muda e/ou semente.
    Existem alternativas orgânicas como a torta de mamona (não indicado para quem tem animais em casa), torta de algodão e farinha de ossos.
    Um adubo químico conhecido é o NPK.
    Existe ainda um adubo foliar, que é jogado na superfície e garante nutrientes rapidamente, indicado para o caso de querer dar um up no seu jardim para um evento.

PH DO SOLO
    A maioria do solo brasileiro é ácido, para consertar o PH é preciso jogar Cal Hidratado na terra (ou calcário dolomítico), mas exite à venda um Peagâmetro, que serve para medir a acidez do solo. Caso o solo seja alcalino, deve-se misturar enxofre.
     Uma boa dica é a Hortênsia: quanto mais azul a flor, mais ácido é o solo.

PLANTIO
    Para o plantio, deve-se fazer um buraco de 2 a 3 vezes de profundidade a altura da semente. Quando a semente é bem pequena, costuma-se misturá-la com areia.
     No caso de mudas, deve-se tirar o plástico envoltório e evitar de mexer no torrão, apenas complete o vaso com o subtrato descrito lá em cima.
    Existem espécies que podem ser plantadas com estacas (galhos). São elas: alecrim, orégano e sálvia. Para isso, deve-se fazer um furo no subtrato e tirar 1/3 das folhas (da parte de baixo), assim a estaca perde menos umidade, o que aumenta a chance dela vingar.

REGAS
    As regas devem ser feitas pela manhã ou no final da tarde (até as 17h), caso você só consiga regar à noite, ponha menos água porque a noite a evaporação da água é bem menor.
     A melhor maneira de saber se a planta precisa de águar é pegar um pouco da terra com a mão, se a terra estiver úmida, aguarde 3 dias para regar novamente.

SOBRE OS CURSOS
    Olha que sala de aula bucólica... Nem dá pra acredita que fica em São Paulo, hein?
    Os curso estão disponíveis no site sempre no início do mês. Alguns de cursos de longa duração necessitam de inscrição presencial e as professoras disseram que se esgota super rápido.
    No site você também encontra uma apostila para download que é utilizada no curso de jardinagem.
    Uma outra dica de leitura que recebemos foi o livro Da Planta ao Jardim.

Bj

* Pessoa chique é outra coisa, né? A Lidiane do Bicha Fêmea me pediu ideias para uma matéria do portal dela, quer ler? Clique aqui! *

15 comentários:

Priscila Oliveira disse...

Oi amiga, adorei as dicas!!!
Já fui lá na Lidi e dei meu pitaco!rs
bjs....

Tatiana disse...

Que legal! Vamos ver se consigo ir num próximo. Valeu pela tentativa, não sei se viu meu e-mail.
Beijo

Natália disse...

Oi Larissa!

Essa aula deve ser bem legal...eu adoro plantas e tenho um monte em casa!

bjokas,NA

Katia Bonfadini disse...

Larissa, eu tentei cultivas manjericão, boldo e alecrim, mas sou uma negação e minhas ervas morreram todas, chuif!!!!! Acho q ideia sensacional e adoro pensar em ter ervas frescas sempre à disposição!!!!! Menina, seu primo mora em Cesky, que maravilha!!!! A cidade é realmente fantástica e eu com certeza pensaria em morar lá. O mais complicado é a língua mesmo, mas de resto... é um pequeno paraíso na terra! Agora, se eu não estiver sendo muito intrometida, posso te perguntar o que ele faz por lá? Beijão!!!!

Cristiane Chiosini disse...

Olá, Larissa.
Amei as dicas ! Obrigada por dividir o seu curso com a gente.
Já tentei fazer uma hortinha em casa, sabe ?
Plantei pimenta, manjericão, hortelã, cebolinha...
Tava tudo indo muito bem mas, de repente, elas morreram sem nem avisar antes. rs
Vou anotar suas dicas e tentar de novo.
Uma hora eu acerto.
Beijos.

Marcele Silveira disse...

Larissa, tudo bem?
Desculpe-me pelo comentário nada a ver. Só passei mesmo para agradecer.
Há tempos atrás, você me passou a informação de onde comprou o móbile para o quarto de sua filha. Hoje sou eu que irei comprar o bendito móbile (que há tempos sou doidinha), para o quarto do meu filho (um menino, em meio a tanta menina que nasce a cada dia. Meu Deus!!!). Agradeço mais uma vez pela dica.
Abraços

Mari disse...

Nossa parece que foi bem legal heim Lari!! Acho que vou me nscrever para o próximo mês! Comprei uma pimenteira e uma muda de hortelã na feira por um real e assim que pude transferi de vaso colocando terra adubada...estão lindas!! e já perceb que me dou melhor mesmo com ervas do que com flores! hahahaha
Adorei as informações!

Um beijo amor!

Micha Descontrolada disse...

eu queria fazer uma "horta" em vaso de planta só com ervas...mas ainda não saiu da vontade.

Obrigada pelo carinho no meu aniversário!
Trouxe um pedaço de bolo pra você.

_______________0__________00000__00
________0_____000_____0___0000000_00
_______000____000____000__0000000000
_______000_____I_____000___00000000
________I_____ 000_____I_____000000
_______000____000____000_______0
_______000____000____000_______0
_______000____000____000______0
_______000____000____000_____0
_______000____000____000____0
___0000000000000000000000000
___0000000000000000000000000
___0000000000000000000000000
___0000000000000000000000000

beijosssssss

Vero Kraemer disse...

Lá, que dicas boas, obrigada por compartilhar!!!
Adorei sua participação lá no Bicha Fêmea, que chique, amiga!!!
Beijossssssss e uma linda semana pra ti
Vero

Patrícia Lopes de Lara disse...

Obrigada! Me lembrou que preciso dar uma recuperada nos meus temperinhos! Bjs

larissa R do Valle disse...

oi estou com muita dificuldade em cultivar Hortelã será que tem algum segredinho que eu não sei e vc poderia me ajudar

Karen S. disse...

ah droga!!! queria ter feito... se bem que as minhas compras lá na cidade foram bem boas!!! heheheh
depois me passa todas as dicas das ervas... qq hora eu bato lá na sua casa com um vasinho e uma plantinha na mão pra vc e a marcela me ensinarem... hehehe
Bjos

Cibele Leite disse...

Larissa, as dicas são ótimas, eu tenho algumas ervas, e amooo, não troco por nada mega utilidade.

beijokas

Unknown disse...

Oi Larissa, estas suas dicas são valiosas para mim, que adoro plantas e sempre procuro aprender mais um pouco sobre elas!! Até hoje eu só consegui cultivar em vaso pimentas e arruda, mas com estas dicas vou ver se agora acerto a mão!

Obrigada pelo apoio lá no blog em relação áquele incidente chato, mas a partir de então resolvi ativar o moderador de comentários do meu blog, para evitar mais futuros aborrecimentos. Mas saiba que seus comentários serão sempre muito benvindos!! Beijocas

Mônica Suñer disse...

Obrigada pela dica, foi pesquisar. Bjs